A FERA NA SELVA - e o senhor hermético -

ilustração: retina78.com.br

Na resenha de A FERA NA SELVA – HENRY JAMES, postada no dia 23/07 no Instagram, falei sobre como somos “ensinados” que a nossa vida para fazer sentido precisa de feitos grandiosos e admiráveis.

Não nos é admitidos uma vida sem que nada aconteça.

 “Não teria sido fracasso ter falido, ter sido desonrado, exposto a execração pública, enforcado; o fracasso era não acontecer nada.”

 Assim imaginava John Marcher, personagem do livro A Fera na Selva. Marcher esperava que lhe acontecesse, inesperadamente, um grande e único acontecimento, que mudaria sua vida para sempre.

 “... não, não é nada que eu deva fazer, realizar neste mundo, que me torne famoso ou admirado.”

“Não sou idiota a este ponto. Penso como alguma coisa natural e é claro que inconfundível, acima de tudo. Penso simplesmente como sendo A Coisa em si, vai parecer natural.”

“A imagem de sua vida que ele acabara delineando era que alguma coisa estava lá, a esperá-lo, nas curvas e torneiros dos meses e dos anos, como uma fera à espreita na selva.”

 

No decorrer do livro podemos observar o grande equívoco de Marcher quanto A Coisa que ele tanto esperava em sua vida, e é nesse ponto que eu quero chegar.

Quando decidi compartilhar minhas leituras no Instagram há alguns anos, foi simplesmente para encontrar outras pessoas que compartilhavam do amor aos livros e que talvez também tivesse lido o livro em questão. Conquistei amigos, ganhei seguidores e por tudo isso em janeiro deste ano eu decidi fazer uma página onde ficariam registradas minhas leituras, meus livros, meus textos, minhas artes.

E o que era algo tão simples no começo, acabou virando algo bem complicado, e eu explico: no início de tudo eu não estava importando com o número de pessoas que eu iria atingir com minhas postagens, eu só queria poder escrever e falar do que eu estava lendo e como aquilo me tocava de alguma maneira...

Já com a página eu quis likes, eu quis mais pessoas me seguindo e foi frustrante ir notando que ao longo dos meses o número de seguidores não aumentava o número de likes nas postagens eram poucos e aliados a outras coisas foi me causando uma crise e eu pensei até em desfazer da página.

Só que eu havia esquecido uma coisa talvez pequena, mas de grande importância, na página de poucos likes e poucos seguidores havia pessoas grandiosas me seguindo, deixando comentários maravilhosos em minhas postagens, compartilhando depoimentos sobre suas vidas e leituras e na ânsia de somente querer ver minha página crescer eu acabei não dando atenção a isso.


Como Marcher eu esperava por uma Coisa grandiosa e não dei atenção ao que estava sempre debaixo do meu nariz e diferente de Marcher eu tive tempo para voltar atrás e reencontrar o verdadeiro sentido de antes sobre postar minhas leituras.

Não é para me gabar de quantos livros estou lendo ou li em um período.

Não é para mostrar para as pessoas que eu sou diferente delas por ler mais ou ler livros de temáticas tidas cultas enquanto a maioria não os leem...

Não é nada disso, compartilhar esse mundo maravilhoso dos livros, encorajar mais e mais pessoas a lerem também e continuar encontrando pelo caminho pessoas incríveis que mudaram suas vidas graças a esses objetos mágicos.

 

Não importa quantos likes ou quantas pessoas seguem o Senhor Hermético, produzi conteúdo de qualidade, ter um lugar para colocar meus escritos, meus sentimentos e minhas reações sobre determinados assuntos já faz da página e do blog lugar de grande sucesso e de estimável apreço.

E a você que está lendo esse texto e me segue, ou por meio deste decidiu me seguir, muito obrigado por compartilhar, repartir, dividir sempre comigo.

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coronavírus: o reset

BJORK – e um registro da vida